Aplicar Projeto Pronto: NÃO FAÇA ISSO.
Você está procurando ideias pra construir o seu espaço e se depara com sites que oferecem projetos prontos. Você olha e pensa
“Essa casa vai ficar linda no meu terreno!”
“Ah, que cozinha linda, eu quero uma igualzinha!”
ou ainda
“Nossa, esse banheiro vai ficar perfeito no meu quarto!”.
Fácil, rápido, a distância apenas de um clique. O preço: apenas R$300. Provavelmente a sua reação será “uau, só 300 reais por um projeto que vem do jeito que eu quero?! Maravilha!! Entrego na mão do pedreiro, ele vê, repete e, pronto, economizo um dinheirão!”.
As medidas que estão no projeto se adequam ao seu espaço e às suas necessidades? Dá certo com o clima da sua cidade? É favorável a ventilação do seu local? É projetado pra o seu tipo de terreno? O projeto que você encontra pronto possivelmente, para onde ele foi planejado, aplica-se perfeitamente, mas isso não significa que será reaplicado com sucesso em
outros lugares.
É verdade que a internet trouxe vários benefícios e facilitou bastante a nossa vida, mas há coisas que não podem ser substituídas. Elaborar um projeto não é só desenhar. É preciso analisar a incidência solar, pensar numa estrutura que se aplique ao seu terreno – se é plano, inclinado,se tem declive –, fazer algo de acordo com a legislação do seu município, considerar a luminosidade e a ventilação do ambiente, entre muitos outros fatores. Além de tudo isso, planejar algo que esteja ajustado à sua necessidade e personalidade.
Projetar não é copiar, não é repetir. Dificilmente você conseguirá escolher dentre os projetos prontos da internet um que se enquadre perfeitamente ao seu ambiente disponível. Os critérios utilizados para estruturar projetos são os mesmos, mas para clientes e terrenos diferentes. Cada novo local precisa de um novo e específico projeto. O profissional preparado para realizar esta atividade é o arquiteto, capaz de executar a sua ideia de forma funcional, de acordo com códigos de obras e urbanismo da sua cidade e, ainda, com a sua personalidade.